sexta-feira, abril 29, 2011

Pitanga!



hum os sabores trazidos pelo fruto da pitangueira , os índios diriam seu nome pyrang, que é cor vermelha.

A cor vermelho carmim, chega a me fazer pensar em pecado, o sabor inicial, quando os lábios tocam a fruta e rompem a da fruta carnosa e chega a boca o sabor, traz o primeiro contato com a textura triangular e o leve sabor azedo, se transformando em doce.. uma mistura, sensacional, agridoce.

Suas fibras dançam pela boca, arrastando o sabor azedo em todas as partes, esticando o tempo, a sensação.

VERSOS À SOMBRA

os primeiros versos ainda ecoam lá das memórias escolares do autor é Casimiro de Abreu, o título é Meus oito anos, e o trecho mais repetido é:

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

Um pouco adiante, porém, à sombra das palavras mais conhecidas, o poeta também ‘chora suas pitangas’:

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava as Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!"

Nenhum comentário: