quinta-feira, setembro 15, 2011

Cortiça-lisa






Encontra-se a delicia rara nos pampas, nas matas e capões do oeste do Rio Grande. Suas flores solitárias fascinam pela beleza e encantamento que inicia-se pelo esverdeado se transformando em amarelo, traços da fruta brasileiríssima, nativa de nossas terras .

Cortiça-Lisa nome tomado por sua funcionalidade no litoral, onde os pescadores usam como bóia em suas redes de pesca. Aquelas bolas amarelo-esverdeadas se misturanm com o azul do mar,  um poema inteiro daria essa vista.
O sabor lembra a fruta-do-conde sua prima, com a diferença que a parte carnosa é mais densa, com numerosas sementes envoltas na polpa branca aquosa, em plena mordida escorre pelo rosto o que não cabe na boca. Mole de sabor levemente ácido.
Dizem que é a fruta da criançada, os curumins utilizavam seus galhos fazer flechas.
No interior, onde a criançada ainda tem o privilégio de correr solta pelo mato e pelas roças, a cortiça-lisa é muito disputada.

Esse comportamento na verdade é herdado das gerações mais velhas. É comum ouvir adultos contando histórias de infância onde a cortiça-lisa aparece como a atriz-coadjuvante. Histórias que nos fazem lembrar o famoso Chico Bento que passa parte do seu tempo roubando as goiabas do vizinho, só que neste caso, as frutas cobiçadas são as cortiças. E tem também histórias bem pitorescas de adultos que colhiam as cortiças ainda verdes e as escondiam numa espécie de ninho de capim, para amadurecem longe do olhar e das mãos da gurizada. Mal sabiam eles que a criançada realizava verdadeiras competições para achar os tais “ninhos de cortiça”, que uma vez encontrados tornavam-se um verdadeiro troféu a ser exibido como motivo de grande orgulho. 


Te convido para provar um dia... será uma experiência inesquecível... no sul tem de monte.... vambora?

Nenhum comentário: